TRANSFORMANDO CHUMBO EM OURO - Parte II

Em algum momento da nossa caminhada é interessante que a gente possa pensar onde foi que interpretamos mal a experiência e construímos uma crença negativa? Precisamos saber como aconteceu para poder reconhecer e ressignificar nossa crença. Grande parte dos livros de astrologia defendem a idéia de que saturno é o pai. Acredito que essa experiência tenha mais relação com uma circunstância da vida, uma impossibilidade, imaturidade, de um dos pais. Será o destino? Precisamos saber em que área aconteceu a corporificação dessa experiência de restrição.

http://www.consciencia.net/escravo.jpg

A insegurança nessa área faz com que de fato não encontremos facilmente o que queremos. Porém, sabemos que exatamente a área onde está o nosso maior medo, nosso sentimento de não merecimento e baixa auto-estima, é também, ao longo dos anos, onde podemos nos fortalecer, ter muita coragem, muitos ganhos; onde está o nosso pote de ouro. Como não podemos ainda olhar para dentro e ver o nosso limite e as nossas possibilidades, projetamos no outro, dizemos que o outro é culpado pelos nossos fracassos, por aquilo que não anda nas nossas vidas.

http://conversademenina.files.wordpress.com/2008/12/culpa.jpg
Um fato bem interessante é que costumamos ter dificuldade com o signo onde está nosso saturno. É que uma pessoa com o sol em Áries, por exemplo, vai expressar seus desejos e se afirmar na vida de forma muito pertinente, o que será a grande dificuldade de um saturno em Áries. É a velha história do espelho, de se ver no outro... Agora vamos fazer um exercício de compreensão de qual o maior medo de saturno nos signos:

Áries - pode achar que seu maior medo é ser o segundo ou perder. Não vai ser fácil expressar o gosto pelo desafio e a confiança em fazer frente à vida e conquistá-la. Pode ficar passivo e ter ressentimentos secretos e raiva dos que conseguem. Pode também tornar-se um valentão para se afirmar por causa da sua insegurança.

Touro - medo de perder o que possui materialmente.

Gêmeos - medo de assumir compromissos ou de perder a liberdade de investigar o mundo das idéias.

Câncer – medo do isolamento emocional e da rejeição. Leão - medo de ser ridículo, passar despercebido e não ser amado.

Virgem - medo do caos e do desconhecido.

Escorpião - medo da dominação e do controle por parte dos outros através da vulnerabilidade emocional.

Sagitário - medo da falta de sentido e da escravidão às rotinas fixas.

Capricórnio - medo da autoridade dos outros.

Aquário - medo de ser diferente e ser excluído do grupo.

Peixes - medo da dissociação de um todo emocional e da solidão emocional.
Em que área esse medo aparece? Em que área acredito que não mereço e termino de fato me frustrando? Onde preciso ressignificar minhas crenças que foram impostas pelo destino, pela vida?

Se saturno estiver na casa X, vamos ter problemas, limites com figuras de autoridade, com a nossa posição no mundo, se for de casa VII, as questões vão estar relacionadas com o outro que não aceita se relacionar, que não quer casar ou, se estiver na casa II, a dificuldade financeira vai ser constante, na casa VI os limites podem chegar através de uma doença ou de uma trabalho opressor. Se essas experiências se repetem tantas vezes, por que continuamos entrando nelas? São obstáculos repetidos, desapontamentos que se renovam com outra roupagem, mas na essência são os mesmos problemas estruturais.

O mito grego associado a Saturno, é Cronos, o deus do tempo. Ele é o princípio do tempo e da aprendizagem através da experiência imediata que vem através de repetidas lições de vida. As coisas demoram, parecem acontecer com lentidão e pedem paciência, e daí percebemos o valor do que é estável. Saturno nos mostra o valor do trabalho, já que todas as idéias não valem nada se não forem colocadas em prática no nosso cotidiano. SATURNO é TERRA, ele limita e acolhe. Parece que saturno fala somente de frustração, de resignação, de fazer sempre atividades repetitivas e fatigantes. É a mesma pedra e um novo caminho.

É claro que nossas questões são estruturais, mas o nosso esforço não é em vão, são novos caminhos, outras paisagens e nesse cenário diferente, muita coisa pode se mover, mudar, transformar e assim passarmos a caminhar numa direção mais larga, mais folgada, mais leve e mais abrangente. Quando aceitamos o subir e descer, colocar pé ante pé, passamos a experienciar uma ordem na qual podemos confiar.

Aumentamos nossa AUTO ESTIMA, passamos a confiar em nós mesmos!!! Acontece uma adesão integral e instantânea do homem a certa parte de si mesmo. É a isso que chamo de INTEIREZA. Talvez só nesse momento, possamos de fato começar a deixar de viver da idéia que temos acerca das coisas e chegar mais perto de nós mesmos e dos outros, sem MEDO, sem nos sentirmos tão ameaçados.

P.S.[A 1ª parte do artigo está neste link: Saturno nas relações - Parte I]

1 comentários:

Texto grande mas muito bom!


http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

De onde vocês chegam...

Quem eu sou...

Minha foto

Patrícia Imbassahy

Salvador, Bahia, Brasil

Perfil completo

Contato

Home

Visitantes...

on line

internet stats

Total

Sobre o Blog...


Desde muito cedo estive cercada de pessoas amantes da astrologia. Lembro da primeira vez que estive numa feira de livros de astrologia, queria levá-los todos para a minha casa. Isso faz algum tempo... Ao certo ainda não sabia que esta seria minha grande parceira de jornada. A minha relação com a astrologia foi mudando ao longo dos anos. Passei por um tempo onde a curiosidade geminiana me levava a querer conhecer muitos autores diferentes, tempo em que muitos livros de astrologia foram lançados.


Tempo bom... Os diálogos na mesa do bar, do consultório, da rede e da cama trouxeram o colorido especial da experiência vivida, da entrega, ao meu trabalho.


Para mim a astrologia fala da nossa existência e nos lembra a todo instante que somos co-autores da nossa realidade.

CURRENT MOON

Twitter... É pra seguir!



Licenças

image
Creative Commons

O conteúdo deste blog está sob a proteção da licença do Creative Commons. É permitido a reprodução do conteúdo, desde que citada e linkada à fonte.

ATENÇÃO

Melhor visualizado no Mozila Firefox ou Opera.

Seguidores

O Céu neste momento...


Powered By Blogger