A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo", "ciência") é um grupo de sistemas, tradições e crenças que têm por objetivo a tentativa de estabelecer correlações entre os eventos no espaço, com os eventos na Terra.Embora não haja nenhum registo oficial acerca das origens deste estudo, é aceite que a astrologia terá surgido há mais de 4000 anos, e possivelmente muito antes. Esta aceitação deve-se aos registos históricos de várias culturas, como as do Egipto e Grécia, onde a astrologia era um dos ramos de sabedoria abordados pelos intelectuais desse tempo, pois não era incomum que um astrólogo fosse também filósofo, físico, e/ou matemático, ao mesmo tempo. Por não haver a sectarização do conhecimento, como hoje existe, aquilo que hoje chamamos de astronomia era parte integrante da astrologia.
Hoje, a astrologia não só separou-se da astronomia, como também dividiu-se em especializações, passando por um processo de evolução semelhante ao que encontramos, por exemplo, na medicina, onde não se espera que um médico saiba tudo, mas que seja especialista na sua área de estudo.
Durante séculos a astrologia se baseou na observação de objetos astronômicos e no registro de seus movimentos. Mais recentemente os astrólogos têm usado dados coletados pelos astrônomos e organizados em tabelas chamadas efemérides, que mostram as posições dos corpos celestes.
A ferramenta principal da astrologia é o Horóscopo (também conhecido como carta natal, carta astrológica, mapa natal, mapa de nascimento, ou apenas carta). Este mapa é um diagrama bidimensional que representa a posição dos corpos celestes vistos de certo local, que pode variar desde o centro da Terra, à sua superficie, e até tendo o Sol como ponto central. A interpretação do mapa leva em consideração:
Há, no entanto, diferenças na forma como estes apoios básicos são usados nas diferentes tradições, as quais incluem: desenvolver, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio.
Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras idéias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento.
Também de maneira geral estas tradições incluem abordagens diferentes, entre elas:astrologia natal: estudo do mapa natal e seus desdobramentos.astrologia horária: o ramo divinatório da astrologia, analisa um mapa feito para o momento em que a questão é formulada.
Ao longo do tempo,a astrologia deixou sua marca na linguagem; influenza, nome antigo dado à gripe, veio a atribuição pelos médicos de causas planetárias à doença. Desastre vem do latim dis aster (má estrela), considerar de sider, porque se acreditava que o ferro vinha do espaço. Embora a astrologia ocidental use quase que exclusivamente o zodíaco tropical, a astrologia hindu usa o zodíaco sideral, que é mais próximo da posição astronômica dos astros no céu, mas seguindo a mesma forma de divisão do céu que o Tropical.
0 comentários:
Postar um comentário